IN "dotempodaoutrasenhora.blogspot.com"

IN "dotempodaoutrasenhora.blogspot.com"

A TERRA AO SERVIÇO DO HOMEM




"AGRICULTURA É A ARTE DE SABER ESPERAR" by Riccardo Bacchelli
IMPORTANTE: PARA PERÍODOS IDEAIS DE TRATAMENTOS EM DOENÇAS OU PRAGAS QUE OCORRAM NA AGRICULTURA, OS AGRICULTORES DEVEM SEMPRE RECORRER Á ESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DÃO, TELEFONE 232 421 921 (OU OUTRA); AGRITÁBUA, TELEFONE 235 412 225; OU DEMAIS ENTIDADES ACREDITADAS NO TEMA, NÃO TOMANDO DECISÕES PRECIPITADAS.

Translate

ESTE BLOG FOI PENSADO PARA O SERVIR, SEJA BEM-VINDO!

A sua criação, se outra virtude não tiver, resta-nos o desejo de contribuir para uma informação mais à mão, tipo bloco de notas, para jovens agricultores que façam uso desta ferramenta. Tem o propósito de informar novas técnicas agrícolas na aplicação e manuseamento de produtos, e outras informações úteis a alertar para a desaconselhada aplicação na Agricultura de outros produtos que contenham substâncias que alterem funções e causem problemas nos sistemas biológicos. Da mesma forma advertimos para os cuidados a ter na compra e no consumo de produtos, hortícolas, frutícolas e outros, carregados de toxicidade, dado que, se não encontrarem algum "residente" habitual nos produtos adquiridos (lagartas, lesmas, caracóis, etc.) é sempre um motivo para duvidar (desconfiar mesmo) da excelência do produto! Aconselha-se estarem atentos,uma vez que todos os cuidados são poucos.




&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&












FRUTICULTURA





ver IN


MAÇÃS » COLHEITA E ARMAZENAMENTO


Com a devida vénia:




Aproxima-se o período de colheita das variedades de maçã mais difundidas em Portugal, a Golden Delicious, a Royal Gala e a Reineta. Para que os frutos se apresentem no pico do sabor, há cuidados a ter no momento de os soltar da árvore. Maria da Graça Barreiro
Colher as maçãs no momento certo é essencial para ter frutos de boa qualidade. As maçãs devem ser colhidas quando atingem um adequado estado de maturação, de modo a apresentarem, após a colheita, elevados padrões de qualidade sensorial. Devem estar maduras (e não amadurecidas) e, por isso, firmes, crocantes, sumarentas, bem coloridas e aromáticas.
Assim, se as maçãs forem colhidas demasiado cedo, antes de amadurecerem, terão uma baixa qualidade gustativa. Os frutos são adstringentes, amargos, amiláceos e pobres em aromas, e, ao não amadurecerem correctamente, serão mais susceptíveis ao aparecimento de desordens fisiológicas na fase de armazenamento, como as manchas encortiçadas na polpa ou bitter-pit. Pelo contrário, as maçãs colhidas demasiado tarde, e já completamente maduras, tornam-se em pouco tempo farinhentas, moles e desidratadas (sem sumo) e mais susceptíveis a ataques de agentes patogénicos e a danos mecânicos.
Quando colher?
As variedades comerciais de maçã mais difundidas em Portugal são a Golden Delicious, Royal Gala e a Reineta, além das conhecidas e muito apreciadas variedades regionais.
O período de colheita das maçãs depende da variedade, embora seja fortemente influenciado pelo tipo de solo e pelas condições climatéricas registadas durante as fases de crescimento e desenvolvimento dos frutos. A maçã Gala, normalmente a mais precoce, é colhida em meados de Agosto, a Reineta no início de Setembro e a Golden no meio de Setembro.Quando a fruta se destina à conservação, é possível recorrer a um conjunto de indicadores morfológicos e físico-químicos, expeditos e de fácil utilização, que permitem fixar com rigor a data para a colheita.
Para se avaliar correctamente o estado de maturação das maçãs não se deve considerar apenas o tamanho dos frutos, uma vez que se trata de uma característica típica de cada variedade. A cor vermelha das maçãs, só por si, também não é um bom indicador de maturação. Por exemplo, a maçã Gala adquire muitas vezes a cor vermelha antes da maturação. A cor de fundo (zona não vermelha da casca) é o indicador a ter em conta, devendo ser ligeiramente amarelada ou amarelo-esverdeada. No pico da maturação, o aroma é intenso e os frutos devem estar firmes, porque os brandos tendem a evidenciar textura farinhenta e sabor desagradável (sobremaduro). Os frutos não podem apresentar cortes na casca e defeitos, tais como amolgadelas e manchas apodrecidas. No entanto, as pequenas manchas castanhas na pele das maçãs, designadas por "carepa", não afectam a qualidade.
Como colher?
O fruto deve ser desprendido da árvore com todo o cuidado, sem o puxar para fora, levantando-o ao alto para afastar o pedúnculo da árvore, e fazendo uma ligeira torção para o separar da árvore. Assim evita-se o desprendimento do pedúnculo e a ocorrência de danos nos tecidos que poderão comprometer e encurtar a vida da maçã durante a armazenagem.
Durante a colheita, as maçãs poderão ser colocadas em pequenos sacos ou baldes para evitar a acumulação de grandes quantidades de frutos, posteriormente os frutos serão transferidos cuidadosamente para caixas de plástico, previamente higienizadas. Após a colheita é de evitar a exposição e permanência dos frutos ao sol, que devem ser transportados cuidadosamente para instalações frescas, onde serão armazenados.
Como conservar?
Uma vez colhidas, as maçãs requerem uma observação cuidada, porque apenas as sadias e sem vestígios de ferimentos poderão ser armazenadas. No decorrer da armazenagem, as maçãs com maiores calibres devem ser consumidas em primeiro lugar, pois têm, em relação às mais pequenas, menor poder de conservação.
A maior parte das variedades de maçãs podem permanecer armazenadas entre três e cinco meses, se forem mantidas em condições arejadas, ideais para a respectiva variedade, em geral com temperaturas entre 0 e 1ºC e humidade relativa de 90 a 95%. As maçãs armazenadas a temperaturas da ordem dos 10ºC apodrecem duas a três vezes mais rapidamente do que as mantidas a 0ºC. Se a humidade relativa do ar for baixa, as maçãs apresentar-se-ão desidratadas e emurchecidas.
No caso de se tratar de uma armazenagem "caseira", com reduzida quantidade de fruta, as maçãs devem ser colocadas em sacos de polietileno (plástico) perfurado e armazenadas no frigorífico (± 5ºC). Estes sacos ajudam a manter uma humidade relativa alta em torno das maçãs, sem acumulação de excesso de humidade. As maçãs podem também ser armazenadas em sacos de polietileno não perfurado, desde que estes não sejam fechados hermeticamente, basta simplesmente dobrar as extremidades do saco depois de se ter colocado a fruta anteriormente arrefecida. Para maiores quantidades de maçãs, e à falta de instalações frigoríficas apropriadas, deve manter-se a fruta em locais com intensidade luminosa e temperatura baixas, como caves ou garagens.
Se a produção de maçãs for tão grande que possa comprometer uma correcta armazenagem, então os frutos excedentários podem ser secos, congelados, enlatados ou mesmo feita compota que fará certamente as delícias da família e amigos durante os meses frios de inverno.
Bióloga e da Associação Portuguesa de Horticultura
 

NOTA

ESTE BLOG FOI CRIADO COM A INTENÇÃO DE CONGREGAR E PARTILHAR IDEIAS ACERCA DAS NOVAS TÉCNICAS E MEIOS DA AGRICULTURA, TRADICIONAL E BIOLÓGICA...

TEM DIFICULDADES NA SUA AGRICULTURA BIOLÓGICA? CONSULTE AS NOSSAS TAGS (ETIQUETAS), PODE ENCONTRAR O QUE PRECISA.